Página Pessoal de Reinaldo A. Carcanholo


Homenagem a Reinaldo Carcanholo

Movimento dos Pequenos Agricultores :: 31.05.13

Aos Familiares e Amigos de Reinaldo Carcanholo
É com grande pesar que o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) recebeu a notícia do falecimento do companheiro Reinaldo Carcanholo.

Reinaldo Carcanholo foi um homem integral, viveu intensamente todos os desafios que sua trajetória lhe colocou. Do estudante de economia, o exilio no Chile e no México, orientando de Ruy Mauro Marini, ao formador de militantes, Reinaldo exerceu sua militância em favor de um marxismo criativo e combativo.

Mesmo com o duro golpe da derrocada do Socialismo Real e da queda do Muro de Berlim, e o ascendo das teorias fatalistas que anunciaram o fim da história, Reinaldo não se resignou ao projeto do lucro como esperança, continuou trilhando suas elaborações e militância em torno de Marx e das lutas sociais e políticas brasileiras sempre em perspectiva latino-americana.

Aos que tiveram o prazer de estudar com Reinaldo fica a lembrança de um homem profundo e de um educador de pensamento aberto, não dogmático, e ao mesmo tempo absolutamente rigoroso segundo o método do materialismo histórico dialético. É impossível não lembrar de suas magistrais exposições sobre a dialética da mercadoria e a teoria do valor.

Sua perca é irreparável, se faz sentir não apenas pela interrupção de sua produção intelectual, mas em todos os cantos onde militantes camponeses e operários tomam sua luta diária pela construção do projeto socialista.

A práxis certamente encontra em Reinaldo Carcanholo um de seus melhores exemplos, um homem destes que, tomando Leandro Konder “…inventa a si mesmo, por isso às vezes nos surpreende e escapa”.

Um verdadeiro mestre!

Viva Reinaldo Carcanholo!

Abraços socialistas!


http://carcanholo.com.br :: Versión para imprimir